quarta-feira, 13 de abril de 2022

Não vim até aqui pra desistir agora!

 

Foto: Hua Hin Beach

    Não é raro, alguém me parar na rua, shopping, Igreja, ou em outro qualquer lugar para indicar um receita infalível que algum parente, vizinho ou ela mesma usou. Se todos nós sabemos o quanto é importante respeitar e tratar bem o próximo. Por que estamos falhando tanto?

    É claro que esperamos que os médicos sejam capazes de nos auxiliar e dar diagnóstico correto, cada uma dentro de suas especialidades médica; e outros atendimentos feitos por profissionais de nível superior como Nutricionistas, Fonoaudiólogos, Odontólogos e ou... É evidente que cada individuo tem suas mazelas, seu histórico clínico; só não devemos nos ancorar nisto como resposta pra tudo. Visto que as probabilidades de errar, são infinitas.

    Qualquer profissional dentro de sua área deseja ver resultados positivos, assim como aquele que busca a ajuda do mesmo. Sendo que cada um tem suas responsabilidades na dinâmica do tratamento.

    De todas as vezes que me propus a fazer o tratamento para a obesidade, encontrei inúmeras barreiras. Primeiramente em mim mesma, no profissional e pasmem entre familiares e amigos. Que nem sempre compreendem a mudança em sua rotina alimentar e de exercícios. Cabe somente a ti, livrar-se dos males que advém de suas escolhas. Não há contos de fadas numa rotina de emagrecimento.

    Sei que sou levada a repetir certos parâmetros por aqui. Fato é, que fui negligente com minha saúde por longos anos, por não ter a percepção do meu próprio corpo. Hoje, certamente, me amo mais do que ontem, tem sido um exercício diário, para não esquecer de que sou muito necessária e importante para mim mesma.

    Desde de menina, nunca fui muito fã de espelhos e quem me conhece pessoalmente, sabe que não sou muito feminina. Nos campos missionários, inúmeras vezes a maior preocupação das minhas alunas, era ter um espelho. Bem, eu não tenho jeito para maquiagem, saltos, cílios e sobrancelhas desenhadas. No quesito roupas e sapatos, sempre fui minimalista (amo um All Star). Amo cores no cabelo, mas daí passar horas no cabelereiro, só em situações de extrema necessidade. Na alimentação, não era diferente, eu nunca me importava de fato com uma alimentação saudável. Enfim, esse detalhe pessoal é para que compreendam que chegar ao extremo de pesar de 180 quilos, não foi em um passo de mágica, assim como chegar ao peso proposto pelos especialistas, não o será.

    Vamos aos resultados da semana, os exames cardiológicos estão normais. Perdi, quatro quilos e seiscentos gramas. Um Up maravilhoso, levando-se em conta a perda de líquidos. Na próxima semana, tenho novas consultas e o retorno a Nutricionista; o que tem ocorrido semanalmente.

     Sendo assim, vamos manter nossas conversas por aqui. Deixe seu comentário e perguntas se desejar.

    


Segue a balança,


Pensamentos:

    "Use sua energia para mudar o que é possível em você, não para mudar os outros"           __ Carpinejar

    "Eu perdi o medo de perder pessoas. entendi que quem gosta de mim vai permanecer, apesar de minhas falhas. Contudo, continuo me vigiando para não me perder por ninguém. Eu já abandonei a minha essência para caber no submundo dos outros, uma das piores experiências que já vivi."  __ Ivonete Rosa


Fonte do título:

Letra de Até o fim
Canção de Engenheiros do Hawaii 
Compositor: Gesssinger Humberto
Universal Music Publishing Ltda.

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Dentro do Padrão!?


 

    É do conhecimento de todos que me acompanham que nos últimos dois anos, passamos por variadas situações. Na busca de uma vida mais saudável e a restauração de um peso viável para viver. Dentro do padrão!? Não, não é isso.
    Vejamos sai de 180 quilos para 140 quilos e, isso foi um grande avanço na minha perspectiva. Mas, como nem tudo é flores e perfeição. 

    Com a mudança de Estado e todo stress que isso demanda, desde a adaptação, compromissos, entre outros. Perdi o foco e o controle da alimentação e, cá estamos nós recomeçando. Sei que alguns me seguem por causa dos  números da balança, e certamente os últimos resultados não foram felizes. Não busco estar dentro do padrão, quero saúde. É, caro colega, nem sempre é possível vencer, e temos que reconhecer nossas faltas e realinhar como nossos propósitos.

    Lembram que prometi trazer os resultados da consulta com a nutricionista? Bem, ei-los: Consulta 30/03/22, peso atual 159.200 (Cento e cinquenta quilos e duzentos gramas). O Cardiologista pediu novos exames, já que a pressão arterial estava em 19x14 no momento da consulta, data acima.

    Derrapagem completa, quase vinte quilos retornaram à casa. A principio fiquei desolada, confesso. Mas, fato é que como popularmente dizem: "Não meti o pé na jaca". Sigo com alimentação saudável, embora tivemos dias em que comemos fora da caixinha, por conta de toda a reformulação da mudança, o stress, ainda não tinha voltado para os exercícios; ou seja, não mantive o padrão. E, que fique claro que tudo isso não é desculpa, e sim a realidade que enfrentamos como obesos grau III.

    Mas, a boa notícia! É que fui acolhida por excelentes profissionais da saúde, já estou fazendo novos exames cardiológicos, hemograma e ou... para em breve retornar minhas atividades de musculação com adição da hidroginástica; tenho mantido uma pequena caminhada nas quinta-feira, aproximadamente 3k.

    E para finalizar, quero desejar a todos que estão na busca de manter ou alcançar um corpo saudável, não esqueçam de vossas mentes! Sanidade mental é o principio para começar uma jornada de mudanças. Porque assim como a vida, emagrecer e manter o alvo tem seus altos e baixos. E toda vez que tiver que baixar, aproveite o impulso para saltar. Simbora viver!


Segue a balança,

O que significa a Palavra Simbora?
interjeição [Informal] Indicação de saída ou expressão usada para indicar que a pessoa que fala, juntamente com outra(s), pretende ir embora; bora: simbora, amanhã acordamos cedo. [Por Extensão] Demonstração de que algo precisa ser realizado rapidamente; simbora, vamos começar este regime!

Outubro Rosa