sábado, 26 de dezembro de 2020

Esperança

 "A esperança é o sonho do homem acordado." __ Aristóteles


Todo dia vinte e seis de Dezembro tem um ar de esperança em minha vida; significa mais um Natal e ano de vida extra que Deus nos proporcionou.

Uma amiga, disse que está curiosa para saber o meu peso atual. Estou tentando atualizar o máximo para começarmos a ter os relatos em tempo real. Vou atualizar o peso de Novembro que estava em cento e cinquenta e sete quilos. Viva!

Mais uma etapa vencida e acreditamos que até a pesagem final desde ano teremos alcançado a meta e o peso esperado para este período.

Para os novos leitores que começaram a nos acompanhar agora; a meta é perder pelo menos dois quilos, mês.

Então, Amiguinhos! Desejo a vocês um ano de desafios e conquistas, lutas e vitórias. E que tenhas lembranças e boas histórias para manter viva as esperanças.

Feliz dia da Esperança!   Feliz Ano Novo!   Viva a Vida!


Segue a balança,

¹ "Acredite em si próprio e chegará um dia que os outros não terão outra escolha senão acreditar em você." __ Cynthia Kersey

² "O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre." __ Waldemir Valle Martins


quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Será verdade que só é gordo quem quer?

 


O que causa Obesidade?

Comer mais calorias do que queima nas atividades diárias e nos exercícios a longo prazo pode levar à obesidade. Com o tempo, essas calorias extras se acumulam e causam ganho de peso.

Mas nem sempre se trata apenas de calorias ingeridas e calorias eliminadas, ou de ter um estilo de vida sedentário. Embora essas sejam de fato as causas da obesidade, algumas causas você não pode controlar.

As causas específicas comuns de obesidade, incluem:

  • Genética, que pode afetar a forma como seu corpo processa os alimentos em energia e como a gordura é armazenada

  • Envelhecer, o que pode levar a menos massa muscular e uma taxa metabólica mais lenta, tornando mais fácil ganhar peso

  • Não dormir o suficiente, o que pode levar a mudanças hormonais que fazem você sentir mais fome e desejar certos alimentos de alto teor calórico

  • Gravidez, pois o ganho de peso durante a gravidez pode ser difícil de perder e pode, eventualmente, levar à obesidade

Certas condições de saúde também podem levar ao ganho de peso, o que pode levar à obesidade. Esses incluem:

  • Síndrome do ovário policístico, uma condição que causa um desequilíbrio dos hormônios reprodutivos femininos

  • Síndrome de Cushing, uma condição causada por níveis elevados de cortisol (o hormônio do estresse) em seu sistema

  • Hipotireoidismo, (tireoide hipoativa), uma condição em que a glândula tireoide não produz o suficiente de certos hormônios importantes

  • Osteoartrite (Artrose), e outras condições que causam dor que podem levar à redução da atividade

Genética

Algumas pessoas têm genes que dificultam a perda de peso.

Meio ambiente e comunidade

Seu ambiente em casa, na escola e em sua comunidade pode influenciar como e o que você come, e quão ativo você é.

Fatores psicológicos e outros

A depressão ás vezes pode levar ao ganho de peso, pois algumas pessoas recorrem à comida para obter conforto emocional. Certos antidepressivos também podem aumentar o risco de ganho de peso.

Parar de fumar é sempre uma coisa boa, mas parar de fumar também pode levar ao ganho de peso. Em algumas pessoas, pode levar a excessivo ganho de peso. Por esse motivo, é importante focar na dieta e nos exercícios enquanto você pára de fumar, pelo menos após o período de abstinência inicial.

Medicamentos em geral, como esteroides ou pílulas anticoncepcionais, também podem aumentar o risco de ganho de peso.



Está curioso para saber quanto peso já perdi?



Segue a balança,

Fonte: https://www.healthline.com/

Neste final de ano, você pode explorar a cultura de diversos países através da gastronomia. É só baixar o e-book gratuito #PratoDoMundo para conhecer receitas típicas preparadas por refugiados acolhidos pelo ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados e suas histórias.
Acesse: www.pratodomundo.com  e garanta o seu e-book agora mesmo!







terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Você não está só,


Tenho a impressão que a pandemia nos trouxe um senso crítico e descobertas importantes; dentre elas o fato de que, não estamos sós.

Segundo algumas pesquisas desde o século passado, as taxas de obesidade quase triplicaram. Não apenas entre os adultos como também alcançou ²crianças e adolescentes.

De acordo com os dados de pesquisa do IBGE,a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade mais que dobrou no país entre 2003 e 2019, passando de 12,2% para 26,8%. Nesse período, a obesidade feminina subiu de 14,5% para 30,2%, enquanto a obesidade masculina passou de 9,6% para 22,8%.

Esses dados trazem consigo outro fator que nos persegue na jornada diária para alcançarmos o peso ideal, a tão temida depressão. Pesquisa feita pela (UFRGS) Universidade Federal do Rio Grande do Sul nos meados de junho, julho desde ano revela que 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa na pandemia do novo Corona vírus.

Segundo OMS, 121 milhões de pessoas sofrem de depressão, em todo o mundo. O Brasil ocupa o primeiro lugar do ranking da prevalência da doença em países em desenvolvimento; segundo um estudo epidemiológico publicado na revista especializada BMC Medicine, 121 milhões de pessoas estão deprimidas. Para se ter uma ideia, é um número quase quatro vezes maior do que o de portadores de HIV/Aids (33milhões).

Segue a balança,

¹Os dados são do segundo volume da Pesquisa Nacional de Saúde 2019

²Já em relação à obesidade infantil, o Ministério da Saúde e a Organização Panamericana da Saúde apontam que 12,9% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos de idade têm obesidade, assim como 7% dos adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos.

³A principal conclusão da pesquisa foi que, nesse período de pandemia, as pessoas desenvolveram ou aumentaram – quem já tinha – sintomas de estresse, ansiedade ou depressão. Isso foi bem marcante, até porque, quando se comparam os nossos dados com os de outros países, como Itália e China, 80% da população da nossa amostra chegaram a reportar sintomas moderados a graves de ansiedade e 68%, depressão”, disse à Agência Brasil a professora da UFRGS Adriane Ribeiro Rosa, coordenadora da pesquisa.


FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/

FONTE: http://www.planassiste.mpu.mp.br/


segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Renunciar as dores para vencer,


 O excesso de peso traz barreiras inimagináveis e, diariamente confronta as possibilidades do ser. Em alguns dias, levantar- me da cama já é um grande passo em direção ao que me é proposto.

As vezes as pernas parecem pesar  toneladas; com a perda de peso estão flácidas, o que incomoda bastante para andar, cansaço e dores por todas as juntas. Quando se perde mais de dez quilos, há de se imaginar que tudo fica um pouco mais leve, suave para suportar. 

Não faço nenhuma dieta da moda e nem regime mirabolante e restritivos. Tenho buscado traçar pequenas metas, reeducar minha alimentação, caminhadas leves de quinze a vinte minutos diários. Lembrando ao caro leitor, que estou bem acima do peso; comecei meu relato com cento e oitenta quilos. E cada grama perdida é um grande avanço na minha caminhada.

Estou fazendo esse pequeno relato para que você caro leitor, não fixe seu olhar na dificuldade, ela sempre há de coexistir com nosso crescimento diário, em qualquer área no que chamamos de vida. Faz parte do processo, reabilitar-me para emagrar com saúde.

Foca no que deseja para daqui a um, dois ou três anos; e vislumbre o que estar por vir e, siga em frente. Enfrente os obstáculos com fé, renúncia diária e gratidão.

A propósito, já alcançamos cento e sessenta e sete quilos e trezentos gramas.


Segue a balança, 


"Mudanças, sejam quais forem são sinônimos de renúncia." __ Fernanda Diniz de Jesus




quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

3 Passos para cumprir novas metas

Primeiro Passo:

Nós já falamos aqui no início referente ao primeiro passo, a Decisão pessoal. Porque o emagrecimento duradouro não é um conto de fadas, não é mágica, exige ação.

Segundo Passo:

Ação, é começar por onde for possível, não se apegue ao que pode e, ao que não pode. Assegure-se que sua saúde não requer nenhum cuidado além do emagrecimento.

Terceiro Passo:

Prognóstico é o terceiro porém não menos importante que os outros. Ou seja, trace o desenvolvimento que deseja para o futuro. O que queres pra ti? Tenha uma avaliação médica para que tenhas resultados no processo.

E, é aí que entram os profissionais qualificados para te ajudar nessa nova caminhada.

Recapitulando:

  • Decisão
  • Ação
  • Prognóstico

Não pule etapas, devagar se vai longe... A maior meta a ser alcançada em sua vida, depende de sua estabilidade emocional também. Preparar-se para os possíveis tropeços e quedas. Erga-se e, conquistar fará parte do caminhar.


Segue a balança,

Descrição

Descrição

¹Prognóstico, em medicina, é conhecimento ou juízo antecipado, prévio, feito pelo médico, baseado necessariamente no diagnóstico médico e nas possibilidades terapêuticas, segundo o estado da arte, acerca da duração, da evolução e do eventual termo de uma doença ou quadro clínico sob seu cuidado ou orientação. __Wikipédia

Primeira etapa vencida!!

 

                                           Minha irmã Eliana, sempre me levava para comer na Churrascaria

Perder peso é uma caminhada solitária, embora encontre nos profissionais uma boa parceria para se esforçar e continuar.

Nossos amigos e parentes próximos no geral, quer o nosso bem e no querer de nos ver desfrutando das coisas boas dessa vida. Insistem para acompanhá-los na Churrascaria, na  nova Açaiteria da Cidade; sem falar naquele rodízio maravilhoso de massas, santa pizza! 

E, tudo mais que atrai para alimentar nosso corpinho. Calma! Não precisa se privar dos passeios. Mas, descobrir novas probabilidades nesses ambientes; conhecer novos sabores e formas de alimentar-se.

No nosso encontro com a balança, tivemos o grato prazer de descobrir que estamos alcançando a meta; 

Melhor, o dobro da meta e mais uns cadinhos. Lá se foram cinco quilos e quatrocentos gramas. Que felicidade!


"Eu me foco em todas as coisas boas da vida e agradeço por elas." ___ @42frases


Segue a balança,


Profissional de minha confiança,

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Encarando a balança de frente

Novos rumos,

Novas mudanças,

E o encontro com a balança...



Havia me comprometido a perder ao menos dois quilos por mês. Por que? __ Porque já tive experiências anteriores de perder até mais de vinte e poucos quilos em três meses. Mas, os recuperei em dobro e mais um tanto. 

A saga começou com cento e oitenta quilos e, no nosso primeiro encontro com a balança já tínhamos perdido um bom porcentual.

Ainda aprendendo a ter uma alimentação balanceada e, em pleno aprendizado com a reeducação alimentar. E, o pensar magro; talvez a maior dificuldade para nós que estamos acima do peso.

tenho comemorado as pequenas vitórias e buscado não me afundar nas derrotas. Porque isso é vida! E minha vida é feita de renúncias diárias e muita gratidão.

Ainda tenho morbidades que interferem diretamente na minha condição de ¹Obesidade III. Mas, sigo confiante que chegarei ao que foi proposto.


Segue a balança,

"Não importa o quanto você vá devagar desde que não pare." __ Confúcio

¹ A obesidade mórbida é uma forma de acúmulo excessivo de gordura no corpo, caracterizada pelo IMC maior ou igual a 40 kg/m². Esta forma de obesidade é também classificada como grau 3, que é a mais grave, pois, neste nível, o excesso de peso coloca em risco a saúde e tende a diminuir o tempo de vida.
__ www.tuasaude.com


segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

O Sabor da Terra

Em janeiro deste ano, completando um ano de uma pequena mudança de vida e de país também, foi um  passo decisivo para seguir o plano de emagrecer sem cirurgia.

Na Tailândia tive a oportunidade de conhecer uma rica gastronomia que cooperou para a perda de mais algumas gramas.

Terminada as férias, mudei-me para  Índia, outra chance de deliciar-me com a gastronomia local. Ambas com peculiar culinária extremamente apimentada para os nossos padrões.  

Enfim, chegou a Pandemia  e, tivemos de retornar ao Brasil.  Bem, com todas essas mudanças, perder peso e manter a sanidade mental já é um grande avanço.                    

Sendo assim, tive uma considerável ocasião favorável para emagrar um pouco mais.


Segue a balança,

 Tempero: Sem condimentos uma boa culinária não existe. Sem o sabor que vem da terra, as tradições de cada povo fica incompleta.” __ Anderson D'Moura

¹A pimenta é um alimento termogênico, capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. A substância responsável por isto á a capsaicina que aumenta a taxa metabólica em até vinte por cento. Assim, o consumo de seis gramas de pimenta queima cerca de 45 calorias.

domingo, 6 de dezembro de 2020

Por que desisti da Bariátrica?

 Porque comer e bom! Calma, tudo se explica...


    Depois de muitas idas e vindas aos especialistas, entre endocrinologista, apoio de psicólogos, cardiologista e três ou quatro nutricionistas. Desisti.

    Em janeiro de 2019, decidi  com todo acompanhamento faria a cirurgia bariátrica. O meu IMC (índice de massa corporal), já estava em quase 70, o sinal vermelho tinha sido ligado. os riscos e doenças associadas estavam nas alturas. Cirurgia marcada para Fevereiro/2019. E, eu? Desisti.

    Duas ou três amigas fizeram a cirurgia e estavam (estão) felizes e alcançaram suas metas. Mas, eu não estava pronta para ser operada. 

Minha irmã Edna (In memoriam), fez a cirurgia bariátrica duas vezes e, penso que o exemplo dela me assustou.

Procrastinei até decidir a voltar a caminhar, já em meados de abril. Foi quando conheci um grupo de senhoras praticando Tai Chi Chuan. Me identifiquei, gostei e comecei a frequentar as aulas. Me fez um bem enorme, voltei a socializar, a minha respiração ficou menos ofegante e perdi uns quilinhos.


O motivo pelo qual desisti da cirurgia, é que não me encaixo em muitas das necessidades do pós operatório, sem falar no gerenciamento e cuidados pós-cirurgia bariátrica que devem ser seguidos com responsabilidade e decisão para evitar maiores complicações; podendo até gerar a morte.

  • Que fique claro que isso é uma decisão pessoal e, que o não operar também pode gerar morte. Estou ciente.


Segue a balança...

¹In memoriam significa em memória ou em lembrança. É usada para homenagear alguém que já faleceu, sendo muito utilizada em obituários, epitáfios e monumentos mortuários. In memoriam, com m no final, é a forma correta de escrita desta locução latina. A forma in memorian, com n no final, está errada.

²Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa praticada com movimentos realizados lentamente e em silêncio, proporcionando a movimentação da energia do corpo e estimulando a consciência corporal, a concentração e a tranquilidade. Esta prática estimula tanto a parte física quanto mental.

sábado, 5 de dezembro de 2020

Os Porquês de chegar a 180 quilos!

 



Fiquei por anos acima do peso, sem me dar conta dos riscos. Enfim, aos 39 anos me dei conta que o peso estava começando a trazer um desequilíbrio na minha saúde física e mental, no meu humor e vida pessoal.

Simplesmente havia saído, do número 38 para o 64! Sim, obviamente não foi de um dia para o outro. Assim como não há pretensão e nem fórmulas milagrosas que o fará retornar.

Quais foram os principais Porquês!?

  • Segundo os médicos depois da minha primeira gestação, aos vinte anos, eu tive uma disfunção hormonal e distúrbios da tireoide;
  • Depressão;
  • Hipotireoidismo.

    Por fim, eu mesma havia desistido de mim...
E por isso decidi escrever este diário para convidar a todos que desejam mudar a rota de suas vidas, a virem dialogar nesse espaço.




 Segue a balança,

            "Aceita o conselho dos outros, mas nunca desistas da tua própria opinião." __ William Shakespeare

  1. P.S: O que fazer: no caso de apresentar sintomas de disfunções da tireoide, deve-se fazer avaliação pelo médico endocrinologista. O tratamento geralmente é feito com hormônios para tireóide, como a levotiroxina, por exemplo. Para mulheres com mais de 35 anos e homens com mais de 65 anos, recomenda-se a realização de exames preventivos a cada 5 anos. Mulheres grávidas e recém-nascidos também devem fazer exames preventivos.
    Fonte: https://www.tuasaude.com

  2. “A tireoidite pós-parto acomete em média 5% a 10% das gestantes e acontece no primeiro ano após o nascimento do bebê. Neste período, é importante a mãe ficar atenta a alguns sinais e sintomas que podem ser fundamentais para o diagnóstico do médico”, ___ Dra. Rosália Padovani, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo - SBEM-SP.

  3. Significado de P.S.[Gramática] Sigla do latim: post scriptum, escrito depois.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Primeiro passo

 


Primeiro passo para o emagrecimento é a decisão pessoal!

Crie asas e não permita que outros decidam por você.

Seja você sua própria inspiração.

Não deixe que as pessoas te façam desistir daquilo que você mais quer na vida. Acredite. Lute. Conquiste. E acima de tudo, seja única!


Segue a balança...

“Consulte não a seus medos, mas a suas esperanças e sonhos. Pense não sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não usado.” ____ Papa João XXIII

Outubro Rosa