segunda-feira, 9 de maio de 2022

Tu és...


   Tu és formosa nos bosques, esperada nos desertos e fruto de realização; densa, lenta, rápida, forte, aconchegante, leve, traz consigo calmaria, medo, terror e és assustadoramente necessária.

    Tu traz vida e morte. dura sorte de quem a encontra no caminho das tempestades;   
    Teu som acalma e inebria as noites; amedrontas quando vem no temporal.

    Teu cheiro lembra infância, travessuras e sorrisos; também o choro, amargor e tristezas. Quando vens, todos buscam abrigo!

    Sem ti a primavera não teria tantas cores e os amores; Ah, os amores de verão, perderiam o encanto quando de ti fogem.

    Ah, como tu és majestosa! Criadora das mais belas telas, paisagens e sons. Tão límpida, tão clara... Em alguns lugares, tão rara.

    Tu vens quando queres e, vai sem se despedir; das nuvens faz tua morada; da terra o florescer. Como és bela ao amanhecer.

    Quando molhas meu rosto, te juro e admito; sem ti não sei viver!


by Haja Hope
Sarah D'Araújo

domingo, 1 de maio de 2022

Respire fundo e vá!

 

                                                  Parque Municipal de Maceió - Alagoas

    

    Bem, Amigos e companheiros dessa jornada, cá estamos com resultados da finalização do mês de Abril. Mantendo o foco na reeducação alimentar e os exercícios diários. aumentei a frequência das caminhadas e por hora, parei com a musculação.

    Os resultados de exames foram todos favoráveis, inclusive a temida T3/T4, os níveis estão certinhos. Na próxima semana farei uma ultrassonografia do fígado para uma avaliação. Mas creio que ficará tudo bem.

    Na última quinta-feira, a Nutricionista Josiana, passou algumas dicas para que eu possa evitar as repetições na alimentação, já as coloquei em prática. Quanto aos números da balança, alcançamos um bom resultado mensal. Fechamos no dia 29/04/22 em 155 quilos cravados; totalizando a baixa do  IMC nestes últimos meses, de 68 para 59! Lá se foram cinco quilos no mês.

    Ainda dentro da questão que sempre faço menção aqui para vocês, ou seja, dos comentários maldosos e desnecessários. Fui na sexta-feira tomar a vacina da Gripe, a qual tenho direito por conta das comorbidade visíveis e invisíveis. Ao entrar na sala de vacinação, a atendente queria um documento de comprovação, ou seja, que provasse a obesidade; fui irônica e movi os braços acerca de mim, sorri e sai. Enfim, não tomei a vacina. Não pensem que não sou compreensiva ao trabalho dela, mas no meu tamanho atual é uma ofensa pedir comprovante de obesidade.

    Já não bastasse o inconveniente, um outro atendente do posto me cercou, quando eu já estava de saída e me atropelou com sua dica e pergunta óbvia: 

                   " __ Quer emagrecer? Corte o açúcar!"

    Ele saiu tresloucado  e esforcei-me para não ser grosseira, igualando-me a ele. Confesso que fui pega se surpresa; me dei conta de o quão difícil é ser respeitada em minha dor. Vim remoendo caminho à fora, repetindo a frase e dando boas gargalhadas para não sucumbir em tristeza pela maldade alheia. Aprendi aos cinco anos de idade em um desenho animado que: Se não temos nada agradável para dizer, o melhor é ficar calado" __ Mãe do coelhinho Tambor (Bambi).  E reforçando o aprendizado depois de adulta, nas escrituras dizem: "Até o tolo pode se passar por sábio e inteligente se ficar calado."  __ Provérbios 17:28NTLH.

    Mas, vida que segue... Toda e qualquer situação é válida para o nosso crescimento; o importante é não permitir que o olhar e as palavras de outrem, afetem sua determinação. Estou em uma caminhada (processo) e como diz, a poetisa Cora Coralina: "O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim, terás o que colher." 


Segue a balança,



¹Reeducação alimentar é o ato de modificar hábitos alimentares e comportamentos com relação à alimentação. Ela visa solucionar doenças, emagrecer ou a manutenção da saúde. Fazer uma reeducação alimentar serve para compreender melhor o efeito da alimentação em nossa vida diária.

²Comorbidade patogênica ocorre quando duas ou mais doenças estão etiologicamente relacionadas; comorbidade diagnóstica ocorre quando as manifestações da doença associada forem similares às da doença primária; e comorbidade prognóstica ocorre quando houver doenças que predispõem o paciente a desenvolver outras doenças. Wikipédia

Outubro Rosa