"Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir"
__ Albert Einstein
Vou falar particularmente da minha, que é considerada: Obesidade grau III (mórbida); em geral elas são divididas em Grau I, II e III. Então, vejamos, já tive o meu IMC maior que 70. E o IMC 40 já é classificado como Obesidade grau III (mórbida). Onde pode ocorrer diversas complicações; dentre elas estão: AVC, refluxo, infarto, dificuldade para caminhar, depressão, ansiedade, a locomoção em transportes públicos ou privados e pode levar até mesmo a óbito. Aliás o significado de Mórbido já é deveras assustador. Vejamos, a Etimologia (origem da palavra mórbido). a palavra mórbido deriva do latim "Morbidus, a, um", com o sentido de doentio, patológico.
Geralmente quando o diagnóstico desse tipo chega em nossas vidas, um conjunto de probabilidades para outras enfermidades surgirem. Mas, é bom lembrar que as mesmas doenças também podem ocorrer em pessoas com o peso 'normal'. são elas anemia, problemas cardíacos, hipertensão e ou... Vale lembrar que eu pesava 48 quilos, aos 15 anos de idade. Fui diagnosticada com hipertensão, depressão e ansiedade entre outros. O que quero esclarecer é que, manter o equilíbrio, o controle do peso, cuidar da alimentação, exercícios e uma boa terapia; é aconselhável, recomendado, a toda criatura de Deus.
No entanto nós que estamos lutando para ter uma vida mais saudável, até mesmo tentando prolongar nossas vidas; por mais que nosso estilo de vida seja influenciado por nossa cultura, educação e maus hábitos e, todo o processo metabólico de nossos corpos. Desejamos ser respeitados e não apenas julgados como preguiçosos, doentes e sem esperanças.
Sei que tenho falado muito do mesmo por aqui. Talvez seja mais fácil para alguns e mais dispendioso para outros e, temos que respeitar isto. Hábitos saudáveis também não surgem da magia; seguir e manter dietas, mesmo acompanhados de profissionais como nutricionistas, que nos direciona no cardápio, endocrinologistas e psicólogos para nos auxiliar em nossa jornada, ainda assim depende muito de nossa decisão em prosseguir.
A vida adulta e nossa relação com a comida, faz uma grande diferença para o bem estar da alma; além disso, qualquer mudança tem um processo e todo processo passa pelo fator tempo. Como disse no post anterior, voltei aos exercícios físicos, o que aumentou as dores nas articulações. Estamos na busca de melhorar minha resistência. Nem sempre á fácil e, é difícil não se comparar com outras pessoas. Daí, lembro que sou única e que minha estrada e saúde estão repletas de variações e, o desafio maior é não desistir.
Segue a balança,
__
"Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário." __ Augusto Cury